segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BOLETIM FARMACOVIGILÂNCIA CVS

Como protocolo, puérperas tem saído de maternidades em SP  com prescrição de analgésicos compostos  que podem sedar a mãe e o bebê dificultando a secreção do leite (pela ação anticolinérgica) e a sucção (pelo efeito sedativo sobre mãe e bebê).

O novo Boletim Epidemiológico do CVS-SP explica este problema. Muitas vezes, a receita é fornecida pela enfermagem, sem orientação detalhada. A situação é complexa porque o médico prescritor  não acompanha o bebê e não detecta o evento adverso que se torna mais grave quando a mãe toma a medicação por alguns dias.

Workshop sobre FV e SAC na indústria farmacêutica lota auditório do CRF-SP

“Os bisfosfonatos são tão importantes para tratamento de osteoporose e outras enfermidades ósseas que alguns já foram incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas seu uso prolongado pode acarretar reações adversas sorrateiras e destruidoras, por exemplo, a osteonecrose da mandíbula. As pessoas que usam alendronato, ácido clodrônico, ibandronato, risedronato, pamidronato ou ácido zoledrônico e que desenvolvem problemas dentais precisam de um diagnóstico e orientação precoces para evitar que um problema mais grave passe despercebido e evolua até causar lesões definitivas”.

Este aviso foi um dos aspectos abordados pelos Alertas Terapêuticos do Núcleo de de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que foram um dos itens da palestra “Propostas  e alcance dos alertas de FV no estado de São Paulo”  que foi proferida pelo dr. Adalton Ribeiro no  evento APERFEIÇOANDO O SAC E A  FARMACOVIGILÂNCIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA realizado pela Unifar em 12/11/2014Dr Adalton é Farmacêutico-bioquímico - Diretor Técnico do Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde – São Paulo.

O auditório do Conselho Regional de Farmácia, em São Paulo, abrigou o evento. Farmacêuticos, médicos, biólogos e outros profissionais da área da saúde ampliaram conhecimentos, sanaram dúvidas e ampliaram seu networking em favor da maior realização pessoal além do aumento na  produtividade e progresso na profissão.  
 





RESOLUÇÕES DIRETORIA COLEGIADA

RDC nº 11 de 16/02/2012 - Dispõe sobre o funcionamento de laboratórios analíticos que realizam análises em produtos sujeitos à Vigilância Sanitária e dá outras providências.
RDC nº 12 de 16/02/2012 - Dispõe sobre a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde.
RDC nº 17 de 16/04/10 - Dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.
RDC nº 22 de 20/05/09 - Torna obrigatória a solicitação de acesso e aquisição de amostras da cepa de Mycobacterium massiliense.
RDC nº 37 de 06/07/09 - Trata da admissibilidade de farmacopéias estrangeiras.
RDC nº 16 de 02/03/07 - Aprova o regulamento técnico para Medicamentos Genéricos.
RDC nº 17 de 02/03/07 - Dispõe sobre o registro de Medicamento Similar e dá outras providências.
RDC nº 221 de 28/12/2006 - Cria a Rede Brasileira de Centros Públicos de Equivalência Farmacêutica e Bioequivalência e dá outras providências.
RDC nº 302 de 13/10/05 - Dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.
RDC nº 154 de 15/06/04 - Estabelece o Regulamento Técnico para o funcionamento dos Serviços de Diálise.
RDC nº 189, de 18/07/03 - Dispõe sobre a regulamentação dos procedimentos de análise, avaliação e aprovação dos projetos físicos de estabelecimentos de saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, altera o Regulamento Técnico aprovado pela RDC nº 50 de 21/02/02 e dá outras providências
RDC nº 33, de 25/02/03 - Dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde.

LEGISLAÇÃO ANVISA - Agencia nacional de Vigilancia Sanitária

Resolução MS-ANVISA-RDC nº 60, de 12/12/12, que dispõe sobre os procedimentos no âmbito da ANVISA para alterações de textos de bulas de medicamentos e dá outras providências.
Resolução MS-ANVISA-RDC nº 61, de 12/12/12, que dispõe sobre os procedimentos no âmbito da ANVISA para alterações de rotulagens de medicamentos e dá outras providências.
Resolução MS-ANVISA-RDC nº 62, de 12/12/12, que revoga a RDC nº 43, de 03/08/2012, que dispõe sobre as medidas para a continuidade das atividades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária relativas à importação de bens e produtos sujeitos a vigilância sanitária durante greves, paralisações ou operações de retardamento de procedimentos administrativos promovidos pelos servidores públicos federais e dá outras providências.
VEJA AS RESOLUÇÕES, basta clicar em cima dos links abaixo:
RESOLUÇÃO - RDC Nº 49, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011 - Dispõe sobre a realização de alterações e inclusões pós-registro, suspensão e reativação de fabricação e cancelamentos de registro de produtos biológicos e dá outras  providências. página 01 , página 02página 03página 04página 05
RESOLUÇÃO - RDC Nº 50, DE 20 DE SETEMBRO DE 2011 - Dispõe sobre os procedimentos e condições de realização de estudos de estabilidade para o registro ou alterações pós-registro de produtos biológicos e dá outras providências. página 01página 02página 03página 04
Boas Práticas de Fabricação Alimentos
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos. 
Legislação Geral Alimentos
Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002
Essa Resolução foi desenvolvida com o propósito de atualizar a legislação geral, introduzindo o controle contínuo das BPF e os Procedimentos Operacionais Padronizados, além de promover a harmonização das ações de inspeção sanitária por meio de instrumento genérico de verificação das BPF. Portanto, é ato normativo complementar à Portaria SVS/MS nº 326/97.
Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997
Baseada no Código Internacional Recomendado de Práticas: Princípios Gerais de Higiene dos Alimentos CAC/VOL. A, Ed. 2 (1985), do Codex Alimentarius, e harmonizada no Mercosul, essa Portaria estabelece os requisitos gerais sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.
Portaria MS nº 1.428, de 26 de novembro de 1993
Precursora na regulamentação desse tema, essa Portaria dispõe, entre outras matérias, sobre as diretrizes gerais para o estabelecimento de Boas Práticas de Produção e Prestação de Serviços na área de alimentos.

domingo, 21 de dezembro de 2014

CURSOS/EVENTOS REALIZADOS EM 2014

CURSO: CONTROLE DE MUDANÇAS E ANÁLISE DE RISCO

Data e Horário 

DATA: 05 de abril de 2014
HORÁRIO: 8:00h - 17:00h

Local Auditório UNIFAR
Rua da Glória, 104 - Liberdade - São Paulo-SP

Público Alvo
Colaboradores, supervisores, gerentes e demais envolvidos direta ou indiretamente com o processo da qualidade dos produtos, validação dos processos e manutenções e nos processos de mudança.

Objetivo
Apresentar aos participantes, de uma forma didática e prática, métodos, controles e importância da análise de risco e como atuar de maneira efetiva nos processos de mudanças.
Entender as razões e as necessidades das mudanças.
Identificar focos de resistência e alinhamento de objetivos e expectativas das mudanças.
Trocar experiências e conhecimentos visando a melhoria do desempenho técnico , social e humana.
Desenvolver habilidades de identificação de causa-efeito nos desvios do processo, sistemas e documentos.
Trocar experiências e conhecimentos visando a melhoria da performance técnica, social e humana.

Programação
- Porque as mudanças são necessárias;
- Fator humano;
- Competências para a mudança;
- Entendendo os objetivos da mudança;
- Cultura organizacional;
- Planejamento e comunicação;
- Treinamentos do pós mudança;
- Expectativa dos resultados da mudança;;
- Ferramentas de levantamento/entrevistas/planos de ação
- Impactos nos processos;
- Acompanhamento e execução.
- Definições de riscos
- Risco como processo interativo
- Análise do risco
- Avaliação do risco
- Gerenciamento do risco
- Comunicação do risco
- Análise preliminar do risco
- Check list de segurança
- Medidas de controle e prevenção
- A falha humana
- Avaliando as necessidades segundo a ICH Q9
- Dinâmica – elaboração de um POP para Análise de Risco.


Ministrante 
Luiz Carlos Peres
- Diretor e Gerente de Negócios da Lucape Consultores Associados, Químico Industrial com Pós Graduação em Didática para o Ensino Superior, Pós Graduado em Gestão da Qualidade pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, Membro da SBCC - Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação.
Durante 4 anos, atuou com Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade, foi Consultor e Auditor do Instituto Racine. É Professor nos cursos de Pós Graduação do Instituto Racine, dos cursos de pós graduação do ICTQ e dos cursos de Gestão Industrial Farmacêutica na Faculdade Oswaldo Cruz, com experiência vivida em mais 40 anos na indústria farmacêutica em áreas produtivas e de qualidade com trânsito internacional em auditorias e treinamento.


CURSO: ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS


CURSO: ESTATÍSTICA APLICADA A PROCESSOS INDUSTRIAIS


CURSO: FORMAÇÃO DE AUDITORES - 16h


CURSO: IMMERSION - PRÁTICAS INTENSIVAS EM INGLÊS


CURSO: MICROBIOLOGIA PARA ANALISTAS

Data e HorárioData 29 de março de 2014
Horário: 09h – 18h
Local
Auditório UNIFAR
Rua da Glória, 104 - Liberdade - São Paulo-SP

Público AlvoAnalistas, estagiários e gestores de controle de qualidade microbiológica.
Objetivo:
Revisão de conceitos, BPL em microbiologia, principais problemas, métodos alternativos.
 Programa:
 Abertura
                Revisão de conceitos
                BPL – equipamentos
                BPL – registros
                BPL – materiais
                BPL – reagentes e meios de cultura
                BPL – coleção de cepas
                Métodos de quantificação de microrganismos (pour plate, spreed plate, membrana filtrante)
                Cálculos e interpretação de resultados
                Métodos de pesquisa e identificação de patógenos
                Isolamento de microrganismos e testes confirmatórios de identificação
                Principais problemas analíticos
                Métodos rápidos (petrifilm, meios cromogênicos, métodos bioquímicos)
                Tendências equipamentos: microbiologia instrumental
                Panorama futuro


Ministrantes 
Profª. Vanessa Reis Lucas Di Napoli Perez
Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista - UNIP – Pós graduação em Gestão Industrial Farmacêutica – MBA em Gestão de Pessoas e Psicologia Aplicada ao Comportamento Organizacional. Experiência profissional que inclui atividades nas áreas de controle Físico químico e microbiológico, desenvolvimento e validação analítica, garantia de qualidade e assuntos regulatórios nas seguintes empresas Laboratórios Klinger do Brasil, Organon do Brasil, Vital Especialidades Dermocosméticas LTDA, Inpharma Laboratórios LTDA, BlisFarma Indústria Farmacêutica.


CURSO: QUALIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS


CURSO: REVISÃO PERIÓDICA DE PRODUTOS


CURSO: VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS MICROBIOLÓGICOS


CURSO: VALIDAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTADORIZADOS


CURSO: VALIDAÇÃO METODOLOGIA ANALÍTICA PARA FITOTERÁPICOS


SEMINÁRIO: PURIFICAÇÃO DE ÁGUAS

Data e Horário
 23 de maio de 2014 -  8h30 - 17h30 - Módulo A
 24 de maio de 2014 -  8h30 - 12h30 - Módulo B

LocalAuditório UNIFAR
Rua da Glória, 104 - Liberdade – São Paulo-SP

PúblicoO Seminário será desenvolvido para o Grupo Técnico (Validação-microbiologia-manutenção-produção) responsável pela qualidade da água.

Programa
 Programa- Módulo A  
 “Uma Visão Crítica e Microbiológica dos Sistemas de Purificações de Águas”
 -Normas e Padrões –PW (AP) e WF (API).
-Impactos da RDC 017 e do Guia estabelecido pela Anvisa para os Sistemas de Purificações de Águas.
-Revisões das Tecnologias utilizadas nos Sistemas de Purificações de Águas.
-Pré-tratamento /Geração /Distribuição das águas AP e API.
-Principais pontos de contaminações dos sistemas.
-Dúvidas e incertezas nas contagens bacterianas.
-Dois Casos Reais de contaminações e suas resoluções.
-Formação de Biofilmes.
-Dez ações para evitar/dificultar a formação de Biofilmes.
- Discussão Final
Programa- Módulo B 
“ Princípios Básicos da Validação do Sistemas e Águas/Manutenção do Estado Validado”.
 -Principais documentos que propiciam a Validação do Sistema de Águas.
-Formação do Grupo de Trabalho sob comando da Garantia da Qualidade.
-Sequência Básica das Qualificações.
-O que deve constar nos Protocolos.
-Problemas que podem ocorrer no processo de Validação.
-Manutenção da qualidade da água pós-validação sob o ponto de vista da Garantia da Qualidade.
-Manutenção da qualidade da água pós Validação sob o ponto de vista da Engenharia de Manutenção.
-Discussão Final.

Ministrante
Sueki Tsukuda- Farmacêutico Bioquímico-USP,ex-Gerente Técnico da Millipore para América Latina.
- Participou de treinamentos em Purificação de Água em diversos níveis na França,USA e Alemanha.
- Palestrante Convidado de diversas instituições (Unifar,Fiocruz-IOC e outras);consultor Técnico de diversas indústrias e laboratórios Bio-Farmacêuticos.
- Atual Diretor Técnico da Start-Consultor técnico em Purificação de  Água.


WORKSHOP: APERFEIÇOANDO O SAC E A FARMACOVIGILÂNCIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA


WORKSHOP: CRIAÇÃO BRASILEIRA X TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA PESQUISA E PRODUÇÃO DE VACINAS


WORKSHOP: CRIAÇÃO BRASILEIRA X TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA PESQUISA E PRODUÇÃO DE VACINAS cont.

CURSOS/EVENTOS REALIZADOS EM 2013


.UNIFAR – União Farmacêutica de São Paulo
AGENDA DE CURSOS 2013
Atualizada em 01.07.2013.
 .
TREINAMENTOS
Professores
Datas
Horários
Workshop: Qualificação de Fornecedores
Angela Mattos e Vanessa Perez
13 de julho
08h-17h
Curso: Boas Práticas em Produtos Médicos - de acordo com RDC 16/2013
José Simões
19, 20 e 21
de julho
Sex: 08h-17h
Sáb: 08h-17h
Dom: 09-13h
Seminário: Purificação de Águas
Sueki Tsukuda
(Local: Century Paulista)
20 de julho
08h-17h
Curso: Revisão Periódica de Produto
Luiz Carlos Peres
26 de julho
08h-17h
Workshop: Estatística Aplicada a Avaliação de Processos Farmacêuticos
Nádia Araci Bou Chacra
(Local: Auditório USP – Bloco 13A)
27 de julho
08h-17h
Curso: Formação de Auditores
Luiz Carlos Peres
2 e 3 de agosto
08h-17h
PALESTRA GRATUITA: Validação de Sistemas Computadorizados - RDC 17, título 7
Afonso Izarra
07 de agosto
19h-22h
Curso: Demandas logísticas e Questões Econômicas em Pesquisa Clínica
Workshop com diversos palestrantes
(Local: Auditório Sindusfarma)
09 de agosto
08h-17h
Curso: Validação de Metodologia Analítica
Maria Cristina Marcucci
10 de agosto
08h-17h
Ciclo BPF: Avaliação de Resultados Fora de Especificação (OOS/OOT)
Luiz Carlos Peres
24 de agosto
08h-17h
Curso: Qualificação de Equipamentos
Luiz Carlos Peres
14 de setembro
08h-17h
Ciclo BPF: Tratamento de Não Conformidade – Teoria e Prática
Beatriz Yanaguia e Edson Rollemberg
21 de setembro
08h-17h
Workshop: Microbiologia
Diversos palestrantes
(Local: CRQ)
26 e 27 de setembro
08h-17h
Curso Intensivo: Boas Práticas de Fabricação - 40H
Edson Rollemberg, Luiz Carlos Peres, Marilice Souza e Sueki Tsukuda
10, 11, 12 e 13
de outubro
Qui-Sab:
08h-18h30
Dom:
08h-16h30
Curso: Fundamentos de Cromatografia Líquida (HPLC)
Evelyn Miriam Rieser
18 e 19 de outubro
08h-17h
Curso: Validação de Processos
Sueli Ogata
25 e 26 de outubro
08h-17h
Curso: Fundamentos de Cromatografia Gasosa
Evelyn Miriam Rieser
08 e 09 de novembro
08h-17h
Curso: Immersion - Práticas intensivas de Inglês
Valdemir Passos e equipe
30 de novembro e 01 de dezembro
Sáb: 08h-19h
Dom: 09-17h
Curso: Microbiologia Aplicada à Técnicos e Analistas do Laboratório Microbiológico
Angela Mattos e Marilice Souza
----
08h-17h
Desenvolvimento de Métodos – Cromatografia em Fase Líquida
Evelyn Miriam Rieser
----
----
Validação de Métodos Cromatográficos – ISO 17.025
Evelyn Miriam Rieser
----
----