100 ANOS UNIFAR



A Solenidade comemorativa dos 100 anos de fundação da União Farmacêutica de São Paulo -  UNIFAR, foi realizada dia 04 de novembro de 2013, iniciando-se as 18h 30min, no Hotel Century Paulista, localizado na rua Teixeira da Silva, 647 - Paraíso - São Paulo SP.
A comemoração foi realizada com a seguinte programação: cerimônia, coquetel, apresentação da banda Af!irma Soul e o Lançamento do Livro UNIFAR - A História de uma instituição Secular.
A celebração foi realizada com sucesso devido a contribuição de nossos patrocinadores e apoio institucional das associações, sindicatos e empresas parceiras.  À vocês nosso muito obrigado. 

DISCURSO  REALIZADO PELA PRESIDENTE DA  UNIFAR - MARILICE SOUZA 
Dr. Pedro Menegasso, Presidente do Conselho Regional do Estado de São Paulo,
Dr. Paulo José Teixeira, presidente do sindicato dos Farmacêuticos no estado de são Paulo,
 Ana Maria Pellim, oradora oficial da UNIFAR - União Farmacêutica de São Paulo. 
Dr. Lauro Domingos Moretto, presidente da Academia Nacional de Farmácia.
Prezados colegas(permita-me chamá-los assim) representantes das associações de farmacêuticos,
Autoridades presentes, Caros colegas de diretoria, caros convidados,
É com muita honra que na qualidade de presidente,  os recebo nesta noite de celebração do Centenário da Unifar.
UNIFAR – Criada como UNIÃO PHARMACEUTICA, (Pharmaceutica, na época escrito com PH) por muitos anos conhecida como UNIÃO e mais recentemente UNIFAR - União Farmacêutica de São Paulo como constituição jurídica desde 1969,  chega aos nossos dias e completa 100 anos de existência.
Sinto-me privilegiada por estar à frente da UNIFAR em tão especial momento e muito feliz por contar com pessoas especiais, que, por sermos tão poucos, a contribuição  torna-se fundamental.  Da sua  historia, falamos nesta noite e citamos personagens e neste momento histórico trago aos senhores o que passamos a  conhecer ao reler atas de reunião de diretoria, publicações e documentos presentes na sua sede à Rua da Gloria.
Para mostrar esta instituição, resgatando o sonho de Darcio Caligaris, apresentamos hoje um pouco da sua história, de seus integrantes anônimos e também daqueles que, passando por aqui, vislumbraram novas possibilidades e seguiram seus sonhos, fazendo de suas carreiras um sucesso pessoal, profissional e econômico.
Foi primordial a concordância dos colegas de diretoria, pois nos aproximávamos da celebração do centenário, data mais do que significativa para resgate das ideias que surgiram na UNIFAR – e aprimoradas por nossos colegas se constituem hoje em ações de saúde publica e das importantes na defesa dos interesses da profissão.
Com o claro interesse de conduzir  a Unifar da Rua da Glória, para  locais bem mais distantes  nos deu motivação e  combustível  para levarmos o projeto à frente.
Julino Soares, simpatizante desta centenária associação, em um momento especial de colaboração, nos mostrou um projeto real e se dispôs a ceder tempo e conhecimento, inspiração, idéias e um pensar  direcionado às pessoas com   vida mais saudável e mais feliz. Elaborou roteiro, redigiu e organizou os demais conteúdos desta publicação.
As etapas que trilhamos, hoje me fazem entender que desejo, perseverança, organização, apoio financeiro, ideias e conhecimento dos fatos históricos e políticos são ingredientes que não faltaram a esta realização.
Ao Julino coube a importante tarefa de orientar e ordenar os assuntos; também entrevistou pessoas redigiu  parte do conteúdo, textos que  agregou os vários capítulos.  À  UNIFAR  coube a árdua tarefa  de buscar recursos materiais e pessoas com disposição de oferecer seu escasso tempo  para compor esta obra.
O convite aos profissionais que integraram a “comissão dos 100 anos”, trouxe apoio à ideia e contribuições inimagináveis.
E das primeiras reuniões informais, foram surgindo o esboço do que seria o projeto desta obra: leitura das atas de reunião de diretoria, reunidos em oito livros e das peças encadernadas que reúnem exemplares da Revista da União Pharmaceutica, editada pela primeira vez em 1914, bem como  pesquisa de informações profissionais de  ex-associados e ex-presidentes, seleção de fotos, tudo para que capa, capítulos, conteúdo, acabamento fossem, aos poucos, tomando forma.
Foram muitas as contribuições que tivemos de  professores e profissionais cujos textos compõem o Saber Pharmaceutico. E destas, vamos citar apenas algumas:
  • As leituras das atas e documentos  por Edson Rollemberg, Helio Lerner, Josuke Yamaki,   Luis Pellegrini e  Nilce Barbosa, cuja leitura crítica e comentada trouxeram luz às valorosas ações da União farmacêutica de São Paulo especialmente em momentos de necessidades da população.
  • As informações trazidas pelo Prof. Bronislaw Polakiewz, resultados de suas pesquisas trouxeram confirmaram informações que por vezes eram incompletas nos documentos consultados. Pudemos recuperar exemplar da primeira edição da União Pharmaceutica que já considerávamos perdidos. Revista ilustrada, possuiu em suas paginas artigos científicos, políticos, reivindicações, orientações diversas,  receitas culinárias dentre outros.  
  • A seleção de fotos e avaliação dos textos, pesquisa histórica, confirmação dos dados.
  • Ações de extrema importância foram as revisões finais nas quais contamos com a forte dedicação de Edson Rollemberg, Ivanir  de Oliveira, Julino Soares  e Vera Cerioli.

Para tratar de questões atuais, a disponibilidade e carinho  dos oito entrevistados retratam o valor e a emoção que a UNIFAR  ainda mantém em suas vidas.
Os artigos para os capítulos finais Ensino Pharmacêutico e Saber Pharmaceutico nos fazem vislumbrar o futuro. Dos  profissionais contatados, nove aceitaram contribuir com este livro e enviaram seus textos segundo questões formuladas por Julino Soares.
O trabalho incansável dos colaboradores Wilma Tiani, Moara Posidônio e Felipe  Barbosa possibilitaram  que agendamentos,  contatos com empresas, instituições e profissionais fossem realizados de forma exemplar e constituiu um importante  elemento nesta reconstrução.
Faríamos muito pouco ou este livro não seria concluído sem o apoio financeiro de nossos patrocinadores, a quem sinceramente agradeço, pois  projeto gráfico, editoração, diagramação, tratamento de imagens e outros passaram a fazer parte de nosso vocabulário de farmacêuticos.
  •  No decorrer de mais de 18 meses nos encantamos, rimos e nos motivamos com a riqueza dos detalhes gráficos, informações desconhecidas, interesse dos profissionais que estiveram na UNIFAR, a diversidade de assuntos que tratavam, tais como  alcoolismo, anorexia, reconhecimento da profissão, plantões e fiscalização em farmácia,  assuntos que em muito   excederam as preocupações apenas com  medicamentos. 
  • Nosso desejo é que Unifar se consolide como casa  onde haja aprimoramento, troca de experiências e intercambio entre profissionais e empresas.


Agradeço a Deus por trazer em  nosso caminho pessoas e empresas, os recursos que tornaram possível esta realização. Estou certa  que este livro representa antes de tudo mais um passo para que mais profissionais se somem a tantos outros que estiveram na UNIFAR - União Farmacêutica de São Paulo
Muito obrigado a todos. 
Marilice Souza  - Presidente Unifar ( foto ao lado)
DISCURSO DE ABERTURA DO EVENTO, REALIZADO POR ANA MARIA
ABERTURA
É com imenso prazer que em nome da Diretoria da União Farmacêutica de São Paulo e em meu próprio nome dou as boas vindas a todos os convidados presentes nesta comemoração dos 100 anos de atividades e no lançamento do Livro; “Unifar – uma Instituição Secular”.
AGRADECIMENTOS
Gostaria de agradecer às entidades e empresas que colaboraram e apoiaram este evento, aos funcionários da instituição sem os quais não conseguiríamos cumprir nossos compromissos ou encaminhar o serviço burocrático e principalmente aos membros da comissão organizadora que participaram voluntariamente desse trabalho. Foi exaustivo, mas também compensador.
Na pessoa de Dona Lurdes, que durante tantos anos foi a pessoa cujo nome e imagem simbolizavam o nome da instituição, eu gostaria de homenagear a todos aqueles que dedicaram seu tempo para transformar a Unifar nessa jovem senhora de 100 anos, que em agosto passado deu seus primeiros passos a caminho do segundo centenário.
DISCURSO
Ao ser convidada para esta abertura pensei em como resumir em poucos minutos 100 anos de trabalho. Isso não foi possível, pois muito seria esquecido então resolvi iniciar com um questionamento.
Em 1913 qual teria sido a motivação para que um grupo de farmacêuticos decidisse formar uma instituição sem fins lucrativos. Convívio social? Dificuldades no trabalho? Troca de ideias? Passar o tempo? Hoje é fácil entender porque as pessoas se organizam, mas aquela era outra época.
Durante a leitura das atas de reunião para a elaboração do livro comemorativo, fizemos uma  viagem no tempo e encontramos alguns fatos desconhecidos como a montagem de Kits de primeiros socorros, durante a Primeira Guerra, que seriam posteriormente enviados à Cruz Vermelha para uso nos locais de atendimento a feridos.
Emocionamos-nos com relatos que trazem para a atualidade a alegria por trabalhos realizados e a angústia por dificuldades que pareciam intransponíveis.
Encontramos pessoas que apenas conhecíamos pelo nome ou pela foto na parede. Através de suas ideias e opiniões pudemos acompanhar o crescimento de uma sociedade, o amadurecimento das pessoas e a transformação de uma profissão.
Entendemos a necessidade e os passos que foram dados para a formação de outras instituições como Conselho de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos, Anfarmag. Assim, a Unifar se tornou o berço dessas novas organizações que se mostraram ao longo do tempo, eficientes na consolidação da profissão farmacêutica e na defesa de seu mercado de trabalho. Acreditamos que outras poderão surgir na medida em que o mundo se transforma.
Mas a UNIFAR é uma instituição aberta a todos aqueles que querem aprender, ensinar ou colaborar e, portanto aos não farmacêuticos aqui presentes e a todos aqueles que participaram da pavimentação dessa estrada agradecemos o tempo e experiência compartilhados. Reforçamos também nossa disposição em tê-los como amigos e colaboradores na construção do futuro.
Atualmente, como indivíduos pertencentes a uma Sociedade Moderna, clamamos por informação, conhecimento, inovação e mudanças. Num mundo globalizado que gira a uma velocidade espantosa, as necessidades aumentam e os desafios parecem novamente intransponíveis, mas acreditamos que com a ajuda e participação dos atuais e de novos colaboradores, esta jovem senhora centenária continuará firme no seu papel junto aos profissionais e ao desenvolvimento do capital humano.
Cem anos atrás, quando aquele grupo criou a Unifar, eles ansiavam por divulgar a profissão. Para os próximos cem anos, a motivação continua a mesma, com duas importantes diferenças: o conhecimento obtido durante esse centenário e a vontade dos que chegam para ajudar. Em 2113, quando a Unifar festejar seus 200 anos, este momento será a abertura de um novo livro, em papel ou em qualquer outro produto mais moderno.
Vamos aproveitar esse momento de descontração para recordar,  brindar, reencontrar amigos e nos divertir sem esquecer que o futuro já bate à nossa porta e que o desejo de renovação da Sociedade só irá se concretizar com a participação de todos.
Obrigada. 
Ana Maria (Foto ao lado)
FOTOS DO EVENTO

Julino Soares, Lauro Moretto,Paulo Teixeira, Ana Maria Pellim, Pedro Menegasso, Vanderlan Bolzani, Nilce Barbosa e Marilice Souza.
Ex- presidentes da UNIFAR. Hélio Lerner, Elza Anders Saad, Raffaele Petrungaro e Marilice T. de Souza (Presidente da atual Gestão).
Homenagem aos autores e entrevistados no livro Unifar- A história de uma instituição secular.
Diretoria Unifar
Luiz Fernando Pellegrini, Vera Regina Cerioli, Dirce Akamine, Edson Rollemberg A. Jr, Marilice Souza, Ana Maria Pellim e Lucia Sdoia.
Livro -  Unifar- A história de uma instituição secular.

PATROCINADORES 100 ANOS
        


APOIO INSTITUCIONAL 100 ANOS
 
  


4 comentários:

  1. Prezada Marilice:

    Gostaria de agradecer o convite e parabenizar esta instituição por tudo que tem feito pela nossa profissão farmacêutica.

    Tivemos o prazer de trocar várias informações durante minha gestão como presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, saiba que a ABC apoia e está aberta a parcerias que se fizerem necessárias.

    Na ABC estou apenas como conselheiro, o que me permite focar em minha empresa e meus projetos, empresa na qual tive o prazer de recebê-la para um café juntamente com a Akimi.

    Um abraço e conte sempre comigo para atividades que a UNIFAR venha a programar.

    Um abraço.

    Alberto Keidi

    ResponderExcluir
  2. Marilice e equipe



    Foi muito agradável e autêntica a comemoração de ontem da festividade docentenário da UNIFAR

    Parecia que estávamos dentro da própria UNIFAR com o ambiente descontraído, alegre e festivo iniciado pela recepção dos convidados.

    A satisfação do encontro e da data festiva, se manifestava em todos os colegas que cumprimentávamos e abraçávamos

    Foi uma noite de recordações de colegas e amigos, que de formas variadas contribuíram na UNIFAR, considerando a velha e nova guarda

    Me emocionei com as leituras dos oradores e da visualização dos áudios.



    Marilice, parabéns especial a você a ao Julino pela dedicação e perseverança para o lançamento do livro que está maravilhoso.

    Gostei muito de tudo e já estou com saudades de novas comemorações.



    Já me comuniquei com a D. Lourdes e em breve farei a entrega da placa comemorativa.



    Abraço a todos e novamente parabéns



    Raffaele Petrungaro

    ResponderExcluir
  3. SENHORA ELIANA

    AGRADEÇO A VOCÊ, A SUA PRESIDENTE E OS DEMAIS COMPONENTES DA DIRETORIA DA UNIFAR, PELO APOIO E CONFIANÇA.

    ESPERO QUE TUDO TENHA CORRIDO DE ACORDO COM A EXPECTATIVA E QUE EU TENHA CORRESPONDIDO À CONFIANÇA.

    FOI MUITO BOM!

    TUDO ESTAVA ÓTIMO E O JANTAR, SEM COMENTÁRIOS.

    SENTEI-ME À MESA DO PESSOAL DO SINDUSFARMA E OUVI SÓ ELOGIOS: DO EVENTO E DO JANTAR.

    AGRADEÇO A CONFIANÇA E ATÉ UMA PRÓXIMA SE DEUS QUISER.

    OBRIGADO POR TUDO!

    Att.

    ROBERTO THIERS WATANABE

    ResponderExcluir
  4. Prezadas,



    Parabéns pelo evento de ontem, tomei conhecimento que foi tudo impecável, maravilhoso e comovente. Escutei hoje diversos elogios de várias pessoas.



    Vocês merecem todas as congratulações do mundo, pois fazem tudo com muito carinho pela Unifar.



    O livro é lindo! Um registro importantíssimo e memorável.



    Peço mil desculpas por não ter comparecido, senti muito mesmo, mas com bebê pequeno minha vida social fica atrapalhada.



    Um super beijo,



    Raquel Toledo

    secretária executiva

    SINDUSFARMA

    ResponderExcluir